"Todos somos espinhos em potencial, apenas exalamos perfume para disfarçar."



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Meios de Adaptação

Para começo de conversa, acredito que todos tenham seus meios de adaptação. Todos têm suas táticas e técnicas de sobrevivência. Alguns seres são ostras, que trancam em si todo seu sentimento e opinião sobre o mundo que as circula, algumas pessoas são livros abertos, onde qualquer um pode ler seu conteúdo, porém, a mim agrada mais as pessoas que assim como eu, são livros abertos que contam a história de uma ostra.

Repito, todos têm seus meios de adaptação. É mais seguro e até prazeroso dar às pessoas a sensação de que te conhecem por inteiro, dar aquele ar de previsão, que sabem teu próximo passo, teu próximo ato, teu pensamento. Os humanos têm esse mal, querer dominar a mente alheia, querer saber o que se passa nela, querer preparar o contra ataque mesmo antes do ataque pensar em ser formado.

Tenho absoluta certeza que apenas alguns por cento das pessoas que dizem me conhecer, me conhecem de verdade. Acredito que muito do que falo em conversas espontâneas ou em momentos de desconcentração, dão as pessoas uma opinião completamente deturpada do quem sou. Não preciso falar de sentimento todo o tempo, para o sentir... Não preciso falar em termos complexos ou exibir meus conhecimentos para que saibas que os possuo. O que já me traz uma grande vantagem, escolher aqueles para os quais devo mostrar o mais profundo do meu ser, mesmo clichê, é de fato isso que se dá.

Não sei por que cargas d’água as pessoas insistem em usar estereótipos para definir os seres, sempre buscam em ti aquele outro alguém que teu rosto faz lembrar, sempre te enquadram naquele grupo social que tuas roupas aparentam caber, sempre te rotulam por teus gostos, ainda que meramente musicais.

Não sei por que existe a necessidade de classificação, que os seres tanto necessitam. Bonito, feio, gordo, magro, sedutor, vagabundo, irreal, anjo, demônio, ator, palhaço, fingido, chato. Costumo ser insuportavelmente insuportável, isto mesmo, uma completa redundância para gerar em você a idéia de exacerbado.

Costumo-me pré-definir assim. Talvez um ou outro, ou todos, prefiram ter suas próprias conclusões, talvez aquela primeira impressão não passe da minha vontade de te enganar e/ou persuadir.

Confesso que possuo o gosto pelo confundir e pelo ‘te deixar sem entender’, ainda lembra que todos têm suas táticas de sobrevivência? Essas podem ser as minhas, ou mais uma das aventuras do meu ser em terceira pessoa, uma lástima: só alguns, aos quais eu escolher, saberão, ou não.

9 comentários:

  1. Ah, mas se eu fosse definir você pelo que leio eu diria que você é um cara muito profundo no sentir. Você consegue definir sentimentos em palavras e o resto é o resto.
    Que bom que você gostou desse selinho é um dos meus preferidos. Ó você tem toda razão é um saco ficar sendo julgado.
    Beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  2. É, quase um enigma.
    Gostei muito, mesmo.
    'Não sei por que existe a necessidade de classificação, que os seres tanto necessitam. ' E isso é uma coisa que eu sempre vou querer descobrir.

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro mesmo as pessoas imprevisíveis.
    O chato das previsíveis é exatamente isso: a previsão do que farão. Geralmente notamos isso em pessoas que tem uma mente facilmente manipulável.

    Para os que não entendem seu texto reprensetou apenas um misto de abastratismo barato... Mas eu pudi sentir cada verso, Guilherme! Muito boM!

    Ah, e a propósito... Não poderia de deixar de parabenizá-lo pelo rápido avanço do blog... Pois desde minha chegada aqui você já tem mais 13 par de olhos novos no "More Than Words".

    Continue assim!

    Obrigado por sua última visita!

    ResponderExcluir
  4. "Tenho absoluta certeza que apenas alguns por cento das pessoas que dizem me conhecer, me conhecem de verdade."
    Muito incrivel e como isso é verdade, nossa concordo plenamente com seu post, adorei.
    beeijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi Gui, eu acabei de seguir seu blog, gostei muito, você mesmo que escreve ou faz uma cole^tane de seus escritores favoritos? Poderiamos ser amigos blogueiros se você quiser! Obrigada meu blog é www.dramasdosucesso.blogspot.com e meu twitter é @cah_kitty

    ResponderExcluir
  6. Olá menino, gostei de teu texto, parabéns, muito original e reflexivo. tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Sabe, sempre me impressiono com teus escritos.

    Sim, o ser humano tem necessidade de por esteriotipos, de classificar o outro, de coloca-lo em um grupo, em um encaixe (que muitas vezes não existe).

    Pessoas que tem seu quê de misterio. Que sabem ponderar os relacionamentos se tornam mais interessantes.

    Vejo constantemente, amizades superficiais. E, isso me entristece. As pessoas ainda deveriam ter sede em ajudar ao proximo, em compartilhar, em apoiar.

    Beijo grande moço.

    ResponderExcluir
  8. Não há palavras para dizer...
    Ficou simplesmente ótimo o seu texto.
    Gostei muito, muito.

    Beeijos,
    Marcella.

    ResponderExcluir